CULTURA

04/08/17 - Museu busca fazer conservação e preservação do acervo
04/08/2017 - 14h56

 

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina e o Departamento de Cultura da Prefeitura estão desenvolvendo uma ação conjunta para a preservação e conservação do acervo existente atualmente na Reserva Técnica do Museu.

O acervo está sob a supervisão do funcionário Manuel César Pereira, que está organizando uma manutenção preventiva, entendendo que é melhor preservar do que recuperar. Já que fatores como a poeira, a umidade, o calor e os fungos, que são inimigos naturais dos livros, podem afetar o bom estado do acervo. “A nova direção vem investindo em uma política de preservação e conservação que prolongue a vida útil de cada item, pois em apenas dois meses de trabalho já é possível constatar a diferença que o trabalho desenvolvido trouxe para o acervo do museu”, explica o funcionário.

Para realizar a limpeza e higienização do acervo, o funcionário Flavio de Alvarenga Pedroso, periodicamente, retira os livros das estantes e limpa item por item, diminuindo assim a possibilidade de infestação de insetos e fungos. 

"O bom estado do acervo depende da ação conjunta de todos. Alguns cuidados básicos podem contribuir para prolongar a vida útil das obras, preservando assim, não só a informação mas, sobretudo, a estrutura física", explicou.

De acordo com informações do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, o acervo está sujeito, diariamente, a agressões de agentes que podem danificá-lo, desde a manipulação dos itens até sua exposição ao calor, à umidade ou a luminosidade excessiva. "Tudo pode contribuir para a deterioração do material e, consequentemente, sua retirada da coleção para restauro ou até o seu descarte", destacou o coordenador José Caramez. 

Ele lembrou ainda que existem muitas técnicas para a restauração dos livros condenados por desgaste, porém possuem alto custo e a escolha mais acessível foi a prevenção e a conservação. Além disso, um livro enviado para encadernação externa pode demorar meses para retornar à estante, provocando uma indisponibilidade indesejada no acervo.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO