SAÚDE

Dia D de vacinação nacional contra gripe será neste sábado
12/05/2017 - 12h37

  

As pessoas do grupo prioritário que ainda não se vacinaram contra a influenza, poderão participar do Dia D de vacinação, neste sábado (13), que será realizado em 11 postos de saúde pela cidade e na Praça Monsenhor Marcondes.

O público alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

A vacinação contra Influenza está sendo realizada desde o início do mês, em todo o país e, neste ano, por determinação do Ministério da Saúde, está sendo fracionada por grupos. Mas no Dia D, pessoas de todos os grupos poderão ser imunizadas.

De acordo como diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde da Prefeitura, Rafael Lamana, até o momento Pindamonhangaba vacinou cerca de 15 mil  pessoas, faltando ainda mais de 14 mil para serem imunizadas. O que chama a atenção é a baixa procura dos grupos de crianças e de gestantes, que está muito abaixo da meta. Por exemplo, o grupo de crianças conta com pouco mais de 2.600 imunizações, quando a meta é de 9.661 crianças a serem vacinadas.

Após o Dia D, a vacinação prossegue até o dia 26 de maio, em 25 locais na cidade.

Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e cartão de vacinação. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

O Ministério da Saúde enviou 44 mil doses da vacina para Pindamonhangaba, sendo 14 mil doses a mais do que no ano passado.

 

Locais de Vacinação no Dia D

 

Das 7h às 12h

Praça Monsenhor Marcondes

Das 8h às 17h

Ciaf (antigo PA Unimed)

ESF Nova Esperança

UBS Crispim

ESF Cisas

ESF Cidade Nova

ESF Feital

UBS Vila São Benedito

ESF Castolira

ESF Campinas 

ESF Araretama III

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO