SAÚDE

Vacinação contra Influenza começa no dia 18 em Pinda
12/04/2017 - 16h28

 

Prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal serão atrelados à campanha, em todos os postos do município

 

As campanhas nacional de vacinação contra a Influenza e de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal terão início em Pindamonhangaba a partir de terça-feira (18), devido ao feriado municipal de São Benedito - a campanha nacional começa dia 17.

A vacinação se estende até o dia 26 de maio, sendo o Dia "D" de mobilização nacional, o dia 13 de maio.

De acordo com informações do diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde da Prefeitura, Rafael Lamana, no ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram imunizadas em Pinda. Para este ano, a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde deve ser um pouco maior que este número.

Podem receber as doses, as pessoas dos chamados "grupos prioritários", definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. São elas: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias); trabalhadores de saúde públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde) apresentando prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação; e professores das escolas públicas e privadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo.

Para se vacinar, a pessoa do grupo prioritário deve comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa, levando o RG. É recomendável levar o cartão de vacinação, se tiver.

 

Prevenção ao câncer bucal

Atrelada à campanha de vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Pindamonhangaba vai realizar a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. O público principal é o de idosos com fatores de risco, como dentes quebrados, próteses mal adaptadas, e ou que sejam alcoólatras, tabagistas e trabalhem diretamente no sol.

O diagnóstico será feito em todos os postos, de acordo com o fluxo de cada local. No momento da vacinação, o idoso deve passar por avaliação do dentista. O procedimento é rápido e indolor.

Se diagnosticado precocemente, o câncer bucal tem alto índice de cura, mas se estiver em estágio avançado, pode levar a óbito. Por isso, é importante a conscientização e participação de todos. 

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, o dr. José Alberto H. Beneton, no ano passado, 1895 idosos fizeram o exame e apenas 98 apresentaram alguma lesão suspeita de alteração. Felizmente, nenhum caso de câncer bucal foi encontrado.  

Outras Matérias
Adote festipoema

ACESSO RÁPIDO