AGRICULTURA

01/08/17 - Prefeitura lança implementos agrícolas durante Dia do Produtor Rural
01/08/2017 - 18h35

  

O Sindicato Rural recebeu diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Agricultor (29 de julho). Em Pindamonhangaba a data é conhecida como Dia do Produtor Rural e a comemoração teve início na quarta-feira (26) e se encerrou no sábado (29). O evento é realizado em conjunto pelo Sindicato Rural e Conselho de Desenvolvimento Rural, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba.

A grande atração do evento, no sábado (29), foi a entrega dos implementos agrícolas, realizado pela Prefeitura, para compor a patrulha agrícola: uma plantadeira de pastagem, uma plataforma colhedora de forragem e uma encanteiradora.

“A Patrulha Agrícola visa disponibilizar máquinas e implementos agrícolas aos pequenos produtores do município, aumentando a produtividade e ajudando as pessoas que não possuem acesso ao maquinário”, explica o diretor de Agricultura, Paulo Ricardo Nicolás Imparato. Para utilizar o serviço, os produtores devem fazer uma solicitação no Departamento de Agricultura, localizado na Av. Nossa Senhora do Bonsucesso, n°1181.

Na ocasião, o evento contou com café da manhã para os produtores rurais, uma solenidade com a presença de diversas autoridades, além de uma benção ecumênica e a quarta edição do “Gente do Campo Alimentando a Cidade”.

O objetivo do evento é valorizar os produtores e divulgar a importância que eles possuem para a economia da cidade. O evento acontece há 60 anos, e esse ano contou com diversos produtos do município, como arroz preto e de outras qualidade, queijos de vaca e de cabra, legumes, verduras e doces típicos. Além da presença de feira de artesanato Arte Encanto e a barraca da Apae, que recebeu toda a renda obtida com a venda de alimentos e bebidas.

O tradicional Torneio Leiteiro premiou com 17 mil reais as duas categorias disputadas, regularidade e produtividade. Na regularidade, vence o animal que mais se aproximar da meta estipulada na sua inscrição - produzir 20, 25 ou 30 kg de leite/dia. O vencedor foi o produtor Eduardo Faria Raposo Lopes.

Na produtividade, vence o animal que produzir maior quantidade de leite durante o torneio. O vencedor foi o produtor José Renato Bicudo.

Os produtores presentes puderam participar de palestras gratuitas como a Elanco Brasil e a Poli-Nutre, além da palestra com a equipe do Branco do Brasil, sobre o Plano Safra 2017/2018 de linhas de créditos para produtores rurais.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO