EDUCAÇÃO

15/08/17 - Professora da rede municipal promove projetos sobre música, horta e arborização
15/08/2017 - 17h46

  

A professora Marília Maia, que leciona na Escola Municipal Profª Odete Corrêa Madureira, no Jardim Morumbi, vem promovendo dois projetos diferentes com intuito de ampliar o desenvolvimento das crianças.

O primeiro se chama “Encontros musicais”, e visa desenvolver o contato dos alunos com músicas e instrumentos. A Professora Marília estendeu seu projeto “Roda de Causos e Cantos”, que era realizado em sala, a todos os alunos do Pré I ao 1° ano, no período da tarde. Os alunos de 4 a 7 anos entram em contato com cantos diversos, brincadeiras de roda e instrumentos como violão, viola caipira, pandeiro, sanfona, teclado, além dos instrumentos pertencentes à Bandinha Rítmica da escola.

 

Os encontros são realizados às quintas-feiras e contam com a participação e apoio dos professores. “Há também abertura para envolvimento com os pais. Para essa semana, teremos uma mãe e tia de uma aluna do Pré I que tocarão no teclado músicas populares infantis. Desde o combinado elas vêm ensaiando exatamente para isso. Enfim, o semestre promete muita musicalidade, e causos que naturalmente podem surgir dos encontros!”, explica a responsável pelo projeto.

 

Meio Ambiente

Além do projeto de musicalização, a professora realiza ainda o “Horta e Arborização: Semeando a Vida”, que se iniciou em março deste ano. A ideia surgiu devido ao número reduzido de árvores do local e de uma horta que já havia sido iniciada pelos funcionários. A intenção era solucionar o problema aproveitando o amplo espaço, grande interesse dos alunos e o envolvimento dos pais.

O projeto realizou-se a partir de três mutirões com pais, entre o preparo da terra e canteiros, e posteriormente o plantio.

A horta disponibiliza plantas sem agrotóxicos, além de melhorar os hábitos alimentares dos alunos, que podem desenvolver a linguagem escrita na elaboração das placas de identificação.

Todos participaram das etapas de plantio, observando os erros e acertos. A professora Marília acredita que a dedicação dos alunos é o segredo para o sucesso do projeto. “Muitos foram os aprendizados plantados e maior ainda foi a sabedoria colhida ao longo dos meses. Nós pudemos experimentar o contato direto com a natureza, e observar a origem de nossos alimentos, experimentar os frutos e distribuir a colheita. E por fim, a força da união e cooperação entre as pessoas para manter as plantações vivas!”, disse.

 

O projeto segue no segundo semestre proporcionando muita aprendizagem para as crianças sobre meio de ambiente e boa alimentação.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO