GERAL

23/06/17 - Pinda recebe mesa redonda do Iphan neste sábado
23/06/2017 - 13h10

O intuito é ressaltar, com projetos acadêmicos, a importância dos patrimônios históricos de Pinda

 

 

Neste sábado (24), irá acontecer uma roda de conversas sobre os patrimônios históricos e culturais de Pindamonhangaba, no Palacete 10 de julho, durante os períodos da manhã e tarde, com visita ao museu.

A roda de conversa passará por toda a região do Vale do Paraíba, e Pinda foi a terceira cidade eleita para sediar. Sendo que a primeira cidade foi São Luiz do Paraitinga e a segunda, Paraibuna. O projeto é uma iniciativa do IPHAN-SP em parceria com o Departamento de Turismo da Prefeitura.

O evento será ministrado pelo representante do Iphan na região, André Bazzanella, que pretende consolidar o Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba.  “A ideia do evento é criar uma rede com parceiros, entidades e faculdades para propor projetos que ajudem no planejamento do patrimônio cultural e meio ambiente da região”, completa.

Haverá um circuito de palestras com estudos acadêmicos sobre o município e são apenas 50 vagas disponíveis. Para participar é necessário se inscrever enviando um e-mail para museuzecaramez@gmail.com. A roda de conversa é gratuita e aberta ao público.

 

Programação

 

09h – Abertura dia 24 de junho de 2017

André Bazzanella (IPHAN-SP) e José Caramez (Departamento de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba) Palacete 10 de julho, Pindamonhangaba. Rua Dep. Claro César, 33, Centro, Pindamonhangaba

 

09h30 - Apresentação do Centro de Memória de Pindamonhangaba Juliana Vasques

 

10h – Café

 

10h30 – Paisagem e Identidade Dra. Valéria Regina Zanetti - UNIVAP

 

11h30 – Debate

 

12h – Visita ao Museu da Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina

 

13h - Almoço

 

14h30 – O Observatório da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Dra. Cilene Gomes - UNIVAP

 

15h30 – Café

 

16h – Várzea do Rio Paraíba do Sul: ecologia, paisagem agroindustrial e sua arquitetura Dr. Ademir Pereira dos Santos, Me. Raphael Amaral, Dr. Ademir Fernando Morelli – UNITAU

 

17h – Debate e encaminhamentos

Outras Matérias
Adote Adote festipoema

ACESSO RÁPIDO